Desenvolvimento emocional dos adolescentes através de actividades assistidas por cavalos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46661/respublica.11345

Palavras-chave:

desenvolvimento emocional, terapias equestres, educação emocional, adolescência

Resumo

A investigação no domínio das actividades assistidas por animais tem avançado muito nos últimos anos e cada vez mais estudos científicos confirmam a relação especial e emocional de uma ligação positiva e benéfica entre o homem e o animal para o bem-estar emocional das pessoas. Assim, as intervenções assistidas por animais, incluindo cavalos, são muito procuradas nos campos psicoeducativos e estão a expandir-se para as áreas da saúde e socioeducativas. Este trabalho apresenta um estudo realizado no contexto da natureza e do cavalo, através de actividades assistidas aplicadas ao bem-estar emocional e ao seu ensino num grupo de adolescentes no desenvolvimento do seu voluntariado; no contexto de investigação da tese de doutoramento. O objetivo deste artigo é comunicar, transmitir e divulgar a eficácia destas actividades no campo específico do bem-estar emocional na fase da adolescência, sendo uma ferramenta de intervenção complementar útil e eficaz, terapêutica e psicoeducativa, tanto para a prevenção como para as acções de assistência, apoio e/ou adicionais a outras que se realizem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

María Luisa López Fernández, Universidad de Huelva

Este trabajo, suscrito por la firmante del artículo, se enmarca en la investigación del ámbito de estudio de Pedagogía Social del programa de Tesis doctoral en Ciencias Sociales y de la Educación de la Universidad de Huelva, estando dirigida por el Catedrático de Psicología de la Educación Dr. D. Manuel Acosta Contreras.

Referências

ÁLVAREZ CEJUDO, Gloria. (2019). Beneficios de la intervención asistida con animales en el aula. Papeles Salmantinos De educación, (23), 167–202. https://doi.org/10.36576/summa.108392 DOI: https://doi.org/10.36576/summa.108392

BISQUERRA ALZINA, Rafael., & PÉREZ ESCODA, Nuria. (2012). Educación emocional: estrategias para su puesta en práctica. Avances en Supervisión Educativa, (16). https://doi.org/10.23824/ase.v0i16.502.

CABRERA HERNÁNDEZ, Pablo., & PLASENCIA SAMARÍN, Silvia. (2017). Beneficios de las terapias asistidas con animales en personas con discapacidad. Trabajo fin de Grado. Directora de Investigación: Celsa Cáceres Rodríguez. Universidad de la Laguna. http://riull.ull.es/xmlui/handle/915/7026

CASTILLO MURILLO, Eilyn. Milena., & CANO ROMERO, Ana. María. (2020). Diseño de una propuesta de ambiente de aprendizaje fuera del aula: la interacción con caballos una nueva forma de enseñanza. Trabajo fin de Grado. Director de Investigación: Cristian Velandia Mesa. Universidad El Bosque. https://hdl.handle.net/20.500.12495/9064

CAVALLI, Camila. María., CARBALLO POZZO ARDIZZI, Fabricio., & BENTOSELA, Mariana. (2020). Intervenciones asistidas por animales: Alcances, desafíos y limitaciones. Revista: Calidad de vida y salud. Vol.13, No. Especial; 32-61. (UFLO) http://revistacdvs.uflo.edu.ar

GROSS NASSCHERT, Edith. (2006) Equinoterapia: La Rehabilitación por medio del caballo. Ed. Trillas.

CUBERO DE BARRIO, Gemma. (2004). El poder curativo de la terapia ecuestre. Educación y futuro: revista de investigación aplicada y experiencias educativas, (10), 111-120

FARIAS TOMASZEWSKI, Sarah., JENKINS, Sharon. Rae., & KELLER, Jean. (2001). An evaluation of therapeutic horseback riding programs for adults with physical impairments. Therapeutic recreation journal, 35(3), 250-257.

FERNÁNDEZ RODRÍGUEZ, Juan Carlos, DOMÍNGUEZ PINEDA Neidy Zenaida, MIRALLES MUÑOZ Fernando, & LIZ RIVAS Lenny. (2023). Conductas de riesgo y programas de prevención en adolescentes institucionalizados. Cuadernos de RES PUBLICA en derecho y criminología, (2), 42–56. https://doi.org/10.46661/respublica.8286 DOI: https://doi.org/10.46661/respublica.8286

GUEVARA ALBAN, Gladys. Patricia., VERDESOTO ARGUELLO, Alexis. Eduardo. V., & CASTRO MOLINA, Nelly. Esther. (2020). Metodologías de investigación educativa (descriptivas, experimentales, participativas, y de investigación-acción). Recimundo, 4(3), 163-173. https://doi.org/10.26820/recimundo/4.(3).julio.2020.163-173 DOI: https://doi.org/10.26820/recimundo/4.(3).julio.2020.163-173

HERNS María., & DE LA FUENTE, Manuel. (2007) Manual básico de hipoterapia. Terapia asistida con caballos. Madrid. Ed. La fiebre de marzo S.L.

LIZ-RIVAS, Lenny. (2020). Internalizing and externalizing behavior problems in the development of social competence in children, en; AlmaMater. Cuadernos de psicosociobiológia de la agresión: educación y prevención. Universidad Complutense de Madrid. Dykinson. pp. 91-102.

LÓPEZ FERNÁNDEZ, María. Luisa. (2023). Las terapias ecuestres como complemento al aula y apoyo escolar. Revista Crónica, 8, 91-101. https://revistacronica.es/index.php/revistacronica/article/view/144

MARTÍNEZ ABELLÁN, Rogelio. (2008). La terapia asistida por animales: una nueva perspectiva y línea de investigación en la atención a la diversidad. Indivisa. Boletín de estudios e investigación, (9), 117-144. DOI:10.37382/indivisa.vi9.331 DOI: https://doi.org/10.37382/indivisa.vi9.331

MEJICANO SILVA, Verónica. Lucero. (2016). Terapia asistida con animales como apoyo en un taller de inteligencia emocional para adolescentes en una casa hogar (Doctoral dissertation, Universidad Autónoma de Nuevo León). http://eprints.uanl.mx/id/eprint/14284

MUÑOZ LASA, Susana., MAXIMO BOCANEGRA, Nuria, VALERO ALCAIDE, Raquel, ATÍN ARRATIBEL, María de los Ángeles., VALERA DONOSO, Enrique, & FERRIERO PRIMARIO, Giorgio. (2015). Intervenciones asistidas por animales en neurorrehabilitación: una revisión de la literatura más reciente. Neurología, 30(1), 1-7. https://doi.org/10.1016/j.nrl.2013.01.012 PMid:23642347 DOI: https://doi.org/10.1016/j.nrl.2013.01.012

ORTIZ JIMÉNEZ, Xóchiti., LANDERO HERNÁNDEZ, Rene., & GONZÁLEZ RAMÍREZ, Mónica. (2012). Terapia asistida por perros en el tratamiento del manejo de las emociones en adolescentes. Summa psicológica UST, 9(2), 25-33. https://doi.org/10.18774/448x.2012.9.95 DOI: https://doi.org/10.18774/448x.2012.9.95

PÉREZ VILLALOBOS, Hilary. (2019). Autoestima, teorías y su relación con el éxito personal. Alternativas en psicología, 41(3), 22-31.

PRIETO CASTILLO, Daniel. (2020). Volver a la Pedagogía. Revista Innovaciones Educativas, 22, 7-12. https://doi.org/10.22458/ie.v22iEspecial.3158 DOI: https://doi.org/10.22458/ie.v22iEspecial.3158

RESINES ORTIZ, Raquel. (2017) “¿Cómo pueden ayudarte los caballos a conseguir liderazgo y equilibrio?” https://liderazgoyequilibrio.com/libro

RESINES ORTIZ, Raquel. (2019) “Coaching asistido con caballos” https://liderazgoyequilibrio.com/libro

TEICHMAN ENGEL, Barbara., LOIS GALLOWAY, Margaret & BULL, Mary (2006) The horse, the handicapped, and the riding team in a therapeutic riding program. Durango: B. E. Therapy Services

Publicado

2025-01-25

Como Citar

López Fernández, María Luisa. 2025. «Desenvolvimento Emocional Dos Adolescentes através De Actividades Assistidas Por Cavalos». RES PUBLICA Cadernos De Direito E Criminologia, n. 5 (Janeiro):1-11. https://doi.org/10.46661/respublica.11345.